top of page

      A realidade pastoral local em Mindelo - São Vicente - era, até bem pouco tempo,

uma batalha espiritual entre as Igrejas, que entre outras coisas, motivou a queda

de muitos líderes e pastores. Esta realidade tem mudado muitíssimo desde

a primeira vinda do Pastor Müller e a implementação do POP (Pastoreio de Pastores)

em São Vicente.

 

Este relatório não é tanto sobre quantidade, mas, sobre mudanças, fatos e avanços. Dentre vários aspectos, estes são os principais destaques:

 

  1. ASPECTO GERAL:

    • A unidade, comunhão e reconciliação entre os pastores avançam a passos largos. Já podemos nos considerar amigos uns dos outros.

    • Além dos pastores andarem juntos, as igrejas locais estão cada vez mais adorando e trabalhando juntas para a expansão do Reino de Deus.

    • Também registramos o avanço de relacionamentos profundos entre as famílias pastorais.

    • Os cônjuges estão recebendo cuidado e crescendo juntos.

    • Depois de um processo de oração e consulta, finalmente a Igreja Casa de Paz se unificou com a Igreja de Ribeira Bote, onde eu e minha esposa passamos de pastores à ovelhas, porém, activos no ministério da palavra e do louvor na Igreja Ribeira Bote.

    • Com a fusão, a Igreja de Ribeira Bote se tornou de auto sustento não dependendo mais de finanças externas. Sabemos que isto é produto das orações e da implementação da POP em Cabo Verde que contribui para este facto.

    • A Igreja de Ribeira Bote começou o projeto de construção de um novo templo.

    • Os crentes tem sido melhores equipados para a obra do ministério.

 

  1. LÍDERES PASTORAIS:

  • Além dos aspectos da unidade entre os pastores, ao estudarmos minuciosamente o módulo “Vida Simples” do Pastoreio de Pastores, concluímos que nenhum dos integrantes, quer pastores ou esposas, estavam vivendo uma Vida Simples. Pelo contrario, vivíamos uma vida agitada, corrida, estressada, cheia de responsabilidades, quer no mundo secular ou atividades e eventos eclesiásticos. Não tínhamos tempo de qualidade com Deus, nem com os irmãos na fé, sem desfrutarmos do Reino que Deus preparou de antemão para nós.

  • Após o estudo, ficamos bastante impactados com os princípios e desafios que nos fizeram tomar decisões importantes que marcarão o rumo das nossas vidas, pelo menos nos próximos anos. A seguir está registrado alguns exemplos do que Deus está fazendo em alguns de nós:

 

  1. TESTEMUNHOS ESPECÍFICOS:

 

CASAL 1:

 

“O POP nos ajudou (como casal) a sermos restaurado totalmente das mazelas do passado e estarmos mais tranquilos, entendendo melhor os propósitos de Deus para nossas vidas...”

 

“...estamos dando muito valor à comunhão e à amizade surgida em nosso grupo. Temos aprendido a ponderar as coisas e a dizer “não” a tudo o que não edifique. Temos aprendido a desfrutar do Reino, sem ataduras institucionais e a ser verdadeiramente livres em Cristo Jesus...”

 

“...aprendemos a não nos preocupar com os  títulos, nem as distinções para oferecer nossos  dons e talentos à serviço do Reino. Retomamos a visão do Reino e estamos enxergando a possibilidade da realização e concretização dos sonhos divinos - uma Igreja livre referencial,  desatada de toda estrutura e moldes humanos...”

 

“...fizemos decisões profundas em nossa vida secular, delegando funções, confiando mais nas pessoas - mesmo que estas falhem – e assim podermos nos libertar do stress da vida corrida, tendo mais tempo para a família e para Deus”.

 

 

CASAL 2:

 

“O POP é a concretização de um sonho surgido em 2001, quando o Pastor Müller e a Liz ainda estavam por aqui. Este veio mesmo a calhar, num momento, onde já tínhamos perdido as esperanças de uma renovação e de uma mudança das tradições e antigos hábitos. Nos sentimos felizes, pois estamos sentindo novamente os brios de um novo desafio. Estamos como quem volta ao primeiro amor”.

 

CASAL 3:

 

“Tudo isto nos faz relembrar coisas que já conhecíamos há muito tempo, porém não as colocava em pratica. Estamos sentindo uma mudança em nosso mundo interior de Marta para Maria. Dedicávamos tempo mais ao serviço de Deus do que à comunhão com Deus. Agora temos mais tempo de comunhão, de oração e vigília, do que a correria do activismo”.

 

CONCLUSÃO:

Vivemos em novos tempos. Os pastores anseiam pela vinda do Pr. Mϋller, não só para receber lições, mas sim para estarmos juntos, compartilhar, conviver, etc.. Isto vai trazer mais união na liderança local. Temos orado e planejado para que toda a igreja caboverdeana seja saudável e transforme suas comunidades.

 

 

 

 

Dr. Andres Fidalgo

Coordenador do Pastoreio de Pastores em Cabo Verde

bottom of page